top of page

Considerada a capital do Oeste Paranaense, Cascavel foi colonizada no final da década de 1920. Através de seus ciclos - erva-mate, madeira, agricultura, e educação - a cidade produziu grande riqueza, e investiu em sua arquitetura e urbanismo. Tal riqueza trouxe nomes de reconhecimento nacional para sua construção e planejamento: Gustavo Gama Monteiro, Sergio Parada, Jaime Lerner, Leonardo Oba, Luiz Forte Netto, dentre outros.



Seu desenvolvimento ocorreu de forma desenfreada, tendo um boom de crescimento na década de 70. No final da década de 60, Cascavel contava com 4.874 habitantes, no final da década de 70 com aproximados 80.000. Tal crescimento fez com que os planejamentos dos órgãos públicos não acompanhassem o ritmo da cidade, que hoje conta com aproximadamente 300.000 habitantes.



Atualmente a cidade se apresenta como um centro agropecuário, financeiro, universitário e hospitalar, atendendo as regiões Oeste e Sudoeste do estado.



Para o futuro, os órgãos públicos estão preparando a cidade, realizando projetos junto ao BID - banco interamericano de desenvolvimento. Vias exclusivas para ônibus, remodelação do calçadão e construção de diversos projetos por toda a cidade.



Sendo assim, a cidade de Cascavel materializa e complementa a proposta de temática do Encontro, servindo como peça chave para o participante compreender o verdadeiro sentido para a questão ‘’a quantas anda a sua evolução?’’

CASCAVEL

Autores: Caio Smolarek Dias e Comissão Organizadora

bottom of page